quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Uma primeira análise sobre a Dependência de Deus



Desde pequenos somos incitados pelo mundo ao nosso redor a almejar e buscar com toda a nossa determinação a independência pessoal.

O mundo nos diz: "Não dependa de ninguém!", "Não confie em ninguém!", "Não se submeta a ninguém!"

Por sofrermos tamanha pressão e influência desde os nossos primeiros dias de vida, uma das maiores dificuldades do homem ao reconciliar-se com o Criador é a de submeter-se a Ele, confiar integralmente nEle e ser totalmente dependente dEle.

Aliás, passamos uma vida inteira sendo treinados, doutrinados a viver independentemente, e acreditando que esse é o caminho para a felicidade e verdadeira liberdade.

De modo a instruir Sua criatura nestas virtudes, Deus permite que diversas provações sobrevenham à sua vida, a fim de trazer à tona a si mesma quem realmente é, "trazendo à superfície seu verdadeiro caráter" (sobre isso falaremos mais em breve), e revelando à sua mente e coração quem é o Deus a quem serve da forma mais profunda, nunca antes vivenciada, o único a quem pode entregar-se por completo e em quem pode confiar plenamente.

Ah! Como custamos a entender isso!

Na verdade, nossa mente tende a criar saídas, maneiras, subterfúgios para transtornar a simplicidade de tal ato, bem como do Evangelho por inteiro, levando-nos a acreditar que precisamos fazer algo extremamente grandioso e memorável para movermos o mundo ao nosso redor, enquanto que, na maioria das vezes, são as simples atitudes orientadas pelo Espírito Santo é que mudam a história, a nossa e a daqueles ao nosso redor.

Não devemos lutar contra isso!

Basta que, verdadeiramente, dependamos do Senhor em tudo e façamos o que cabe a nós fazer!

Que Deus vos abençoe sobremaneira e lhes conceda a Graça de experimentar a cada dia uma maior dependência dEle e confiança nEle, aquEle quem nem ao seu próprio Filho Unigênito poupou!

Amém!

Um comentário:

  1. Eu estava com um pesar no coração, sabe quando homens nos pressionam para fazer as vontades deles e em contra partida está o Espírito Santo nos dizendo para fazer ao contrário para dependermos somente dele, eu sei que é muito difícil assim fazer,neste momento estou passando por isso e digo que está doendo, mais DEUS é fiel e sei que vai me dar uma direção e orientação sobre o que devo fazer e como fazer!

    Deus abençoe você Felipe por palavras que puderam socorrer meu coração num momento tão difícil!!!!
    QUE A PAZ DE DEUS QUE EXCEDE TODO ENTENIMENTO TE ALCANÇE A TI E A TUA FAMÍLIA!!!

    ResponderExcluir